quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Bogotá – Meridiano (La Macarena)


Carne desmechada en BBQ, queso ahumado, compota de cebollas caramelizadas y salsa dijonaisse

Restaurante localizado nos arredores do Museo Nacional, típico lugar de “segunda à sexta na hora do almoço” para o pessoal que trabalha na região, que diferencia-se dos “sitios de combate” (como são chamados os locais de “PF” em Bogotá, com comida farta e barata) por oferecer pratos mais elaborados com preços bem convidativos.

A carta tem apenas duas páginas e 10 opções de pratos principais, com preços entre COP 14,600 e COP 24,300, além de um “prato do dia” com saladinha, suco e sobremesa por COP 20,000. Para uma refeição mais informal, pizzas individuais (preços entre COP 15,900 e COP 19,800) e sanduíches (preços entre COP 15,600 e COP 16,600) mais incrementados. Também oferece um cardápio completo de café da manhã, com ovos, frutas, cereais, sanduíches e opções típicas da culinária colombiana, como caldo de costilla e calentados (preços entre COP 4,500 e COP 14,000).


Fechada - a Calle 27 é uma escadaria que liga a Carrera 10 com a Plaza de Toros





Dividido em dois pisos, o ambiente combina o simples e o aconchegante, fazendo com que a gente esqueça um pouco do caos do lado de fora. O piso inferior tem decoração mais clara, com plantas, quadros nas paredes e espaços vazados que permitem a entrada de luz natural. Já o piso principal tem iluminação mais reduzida, porém é um pouco mais ruidoso; nos fundos, forno à lenha onde são preparadas as pizzas e alguns dos pratos.


Couvert

O atendimento é ágil e informal, rapidamente os garçons entregam o cardápio e o couvert (fatias de pão e um molhinho de tomates com manjericão), apresentam qual é o “prato do dia” e anotam os pedidos. Como o lugar é informal, pergunte ao garçom qual o número da sua mesa, já que o pagamento da conta é feito diretamente no caixa, localizado no piso principal.


Menu com os pratos principais

Nossa busca pelo melhor polvo de Bogotá teve mais um capítulo aqui, o “Pulpo a la parrilla, monedas de papa, polvo de chorizo, aceitunas negras, rúgula, emulsion de cilantro y salsa romescu" (COP 24,300) foi o primeiro prato da carta que chamou nossa atenção, tínhamos que começar nosso tour gastronômico com ele. O polvo é saboroso, mas é preparado com a pele e ventosas, que chegam um pouco molengas ao invés de crocantes. Tirando este detalhe (pessoalmente eu tirei a parte molenga da pele e fui pra galera) a combinação de sabores é o ponto forte do prato – discos de batata, pedacinhos de chorizo, azeitonas negras, tomates cherry, rúcula e permesão, todos harmonizam deliciosamente bem com a carne tenra do polvo.



Os “pratos do dia” não possuem dia fixo, o que é uma pena. Se estiver por lá e for dia das “Albondigas caserechas de res rellenas de mussarela, napolitana de tomates organicos con berenjenas y pesto, parmesano y crocantes de maiz”, é seu dia de sorte! São três almôndegas de carne recheadas com mussarela, mergulhadas em um delicioso molho de tomates com um toque de pesto, cobertas com crocante de milho e parmesão. O prato é acompanhado por massa corta tipo penne com tomates e manjericão, uma saladinha de alface, tomate e cenoura, suco do dia (no dia da visita era amora) e uma pequena sobremesa (no dia, era um pavê com biscoito champagne e chocolate), suficiente para duas colheradas.





Para abrir a refeição, peça os “Rollitos de berenjena parrillados y gratinados a la leña, con queso mozzarella, albahaca, tomates secos y parmesano” (COP 10,200), são três rolinhos de berinjela recheados com uma mistura de mussarela, manjericão e tomates secos, finalizado com molho de tomates e parmesão, gratinados no forno à lenha. Porção bem servida para quem está com fome, ou ideal para dividir com alguém, as fatias de berinjela são fininhas e com boa textura, o recheio é generoso, todos os sabores são intensos, com aquele toque típico do carvão no final. Vale muito a pena.



Entre os lanches, o de “Carne desmechada en BBQ, queso ahumado, compota de cebollas caramelizadas y salsa dijonaisse” (COP 16,500) é IMPERDÍVEL. Montado na ciabatta branca (é possível trocar por pão integral pelo mesmo preço), a combinação de carne desfiada com molho barbecue já é saborosa, com a adição de queijo defumado, compota de cebolas caramelizadas e um toque de Dijon o negócio fica viciante. Vem acompanhado por uma pequena porção de fritas com um potinho de maionese.

Fechamos com a pizza “Meridiano”, que leva mix de cogumelos, provolone, queijo tilsit defumado, chorizo artesanal e azeite de trufas negras (COP 19,800), com massa fininha e crocante, porção ideal para uma pessoa. Todo o respeito do mundo para um lugar que prepara a pizza no forno à lenha, o sabor é completamente irresistível! A porção é individual e suficiente para uma pessoa, bem servida de queijos e cogumelos, só poderia vir com um pouquinho mais de chorizo.



A carta de sucos aqui é chamada de “extratos naturais” (COP 6,900 cada), são 7 opções divididas por cores e que combinam frutas, vegetais e verduras para ajudar contra o stress, a melhorar as defesas do corpo, etc. Prove o “Naranja”, clássica mistura de cenoura, maçã e laranja; o “Verde”, com aipo, espinafre, pepino, maçã, pera e limão; ou o “Rojo”, com beterraba, cenoura, laranja, maçã e limão.


Extrato natural "Naranja", e a sobremesa do "prato do dia"


Sucos de lulo (esq) e tangerina (dir)

Entre as sobremesas, provamos o “Pie de Limón” (COP 7,500), e como a maioria das sobremesas que avaliamos em Bogotá, não nos agradou. A massa é extremamente dura, impossível parti-la com garfo e faca, só com a mão mesmo. Já o creme de limão e leite condensado tem cheiro e gosto excessivos de ovo. Como sugestão, saia de lá e caminhe pela Carrera 10 em direção ao Museo Nacional e tome um sorvete de Tres Leches da Heladería do Crepes & Waffles, é mais saboroso e econômico - duas bolas bem generosas custam COP 4,300.

Também é possível pedir a "sobremesa do dia", a mesma servida no combo do "prato do dia", pagando um extra de COP 5,000. Lembrando que a sobremesa é bem pequena, o suficiente para duas colheradas e só.


Pie de Limón

Endereço: Calle 27 # 6-73
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8h30 às 16hs
Internet: https://www.facebook.com/MerdianoBogotarestaurante/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal