domingo, 30 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Mercado “El Rastro”



Patrimônio Cultural de Madrid, o mercado El Rastro acontece todos os domingos e feriados, faça chuva ou faça sol, no bairro La Latina, a poucos passos do Centro Histórico. Estamos falando de um dos mais antigos e maiores mercados a céu aberto da Europa, uma tradição de mais de cinco séculos onde a cada nova semana cerca de 1000 comerciantes expõem suas mercadorias e vendem de tudo: meias, talheres, copos, louças, CDs, lençóis de cama, roupas, pianos, velas, utensílios de cozinha, plantas, revistas e livros antigos, bijuteria, telefones, sapatos, flores, quadros, televisões, brinquedos, bonecas de pano e artesanato. Pense num produto, qualquer um, e você certamente o encontrara em El rastro. É uma feira onde peças antigas e de segunda mão são as principais atrações.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Gran Vía - Edificio Metrópolis, Plaza de España e Templo de Debod

Talvez a segunda rua mais importante de Madrid, atrás apenas do corredor formado por Paseos de la Castellana, Recoletos e Prado, caminhar pela centenária Gran Vía é sentir um pouco da vida efervescente da cidade, formada por grandes lojas de departamentos, restaurantes, inúmeras casas de espetáculos, cinemas e teatros e trânsito frenético. Mas nem só de caos vive a Gran Vía.


domingo, 23 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Parque del Retiro e Casa de Campo



O Parque del Buen Retiro, ou apenas Parque del Retiro, é a mais importante e emblemática área verde da cidade. Construído pelo Rei Filipe IV em 1630 para ser um dos muitos jardins da Família Real, integrou a arquitetura do Palacio del Buen Retiro (segunda casa da Família Real na época, totalmente destruído em 1808) e o Casón del Buen Retiro (hoje parte do Museu del Prado). Praticamente arrasado durante a primeira Invasão Francesa em 1808, foi totalmente reconstruído e aberto ao público como parque em 1868.

sábado, 22 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Centro Histórico - Puerta de Sol, Plaza Mayor, Mercado San Miguel

A região delimitada pela Paseo del Prado (direita), Palacio Real (esquerda), Gran Vía (acima) e Rondas de Toledo/Atocha (abaixo) é conhecida como o Centro Histórico de Madrid. Zona mais antiga da cidade, as primeiras construções datam do século IX, quando a região ainda estava sob domínio muçulmano. Tem como principal característica as ruas curvas, estreitas e transversais, muitas de circulação exclusiva para pedestres, que unem com perfeição a Madrid de antigamente, com seus monumentos, lugares repletos de história e comércios centenários, e a modernidadade da maior cidade da Espanha, com comércio pulsante, restaurantes e vida noturna agitada.


Real Casa de Correos

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Museo del Prado, Museo Reina Sofia, Museo Thyssen-Bornemisza

O “Triângulo de Ouro da Arte” é constituido pelos três museus mais importantes da cidade: o Museo del Prado, o Museo Reina Sofia e o Museo Thyssen-Bornemisza. Considerada a concentração de arte mais importante da Europa, recebem juntos quase 5 milhões de visitantes anualmente.

Museo del Prado



Provavelmente a atração turística mais visitada de Madrid, com quase 3 milhões de visitantes a cada ano, é o museu de arte mais importante da Espanha e um dos quinze mais visitados do mundo. Fundado em 1819 como espaço dedicado a exibir a coleção real construída ao longo dos séculos, concentra uma valioso catálogo de arte espanhola, francesa, flamenga, alemã e italiana que compreende o período entre os séculos 12 e 19, totalizando cerca de 7600 pinturas, 1000 esculturas, 4800 impressões e 8200 desenhos. Cerca de 1150 itens integram o acervo permamente.

Com quase 5 mil peças, a coleção de pintura espanhola não apenas é a mais completa do museu, mas é a maior e mais importante desta escola no mundo. Nenhum outro museu do mundo possui mais obras de artistas como El Greco (36 pinturas e 2 esculturas), Velásquez (48 pinturas) e Goya (152 pinturas).

Com dezesseis salas dedicadas à coleção de pinturas italianas, o museu abriga obras desde a Baixa Renascença até ao século XVIII, reunindo artistas como Botticelli, Tiepolo, Giaquinto, Ticiano, Tintoretto, Veronèse, Bassano e Caravaggio. As escolas flamenga e alemã também possuem importante presença na coleção do Museo del Prado, com pintura de artistas como Hieronymus Bosch, Dirck Bouts, Hans Memling, Rubens, Rembrandt, Van Dyck, Albrecht Dürer, Lucas Cranach e Hans Baldung.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Palacio Real, Campo del Moro, Jardines de Sabatini, Catedral de Almudena e Plaza de Oriente


Palacio Real, com a Catedral de Almudena ao fundo

Residência oficial da família real espanhola para cerimônias e eventos oficiais, o Palacio Real é o segundo maior (atrás apenas do Louvre) e um dos mais impressionantes palácios da Europa Ocidental (em tempo: a família real espanhol vive no Palacio de Zarzuela, bem mais modesto e localizado nos arredores de Madrid).

A história do Palacio Real começou muito antes de Madrid ser capital da Espanha. No século IX, quando a região estava sob domínio muçulmano, o emir Mohamed I (852-886) decidiu construir uma fortaleza para vigiar e proteger Toledo do avanço dos soldados cristãos. A fortaleza, chamada Real Alcazar, foi casa dos reis no século XIV e acabou destruída por um incêndio em 1734. Em 1738, o Rei Felipe V ordenou a construção do atual palácio, no mesmo lugar no antigo Alcazar, finalizado em 1755. Carlos III foi o primeiro monarca que habitou o palácio, em 1764. O último monarca foi Alfonso XIII, em 1931.

Top 10 Madrid: Tour Santiago Bernabéu



Visitar o estádio de um dos clubes de futebol mais vitoriosos da Europa é um passeio obrigatório para quem está em Madrid. O mítico Santiago Bernabéu, casa do Real Madrid, está localizado no coração da cidade, em plena Paseo de la Castellana, uma das principais avenidas da cidade.

Inaugurado em 1947 e atualmente com capacidade para 85.454 espectadores, todos confortavelmente sentados, o Santiago Bernabéu é um dos estádios mais modernos do mundo, “cinco estrelas” no padrão FIFA (classificação necessária para receber finais da Champions League e UEFA Europa League), palco da final da Copa de 1982 (quando a Itália venceu a Alemanha) e templo do futebol onde brilharam ídolos como Di Stefano, Puskas, Butragueno, Ronaldo, Raul e Zidane.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Paseo de la Castellana, Paseo de Recoletos, Paseo del Prado

Principal artéria urbana de Madrid, o corredor de de 6,5km formado pelas Paseo de la Castellana, Paseo de Recoletos e Passo del Prado corta a cidade de norte a sul, partindo da Plaza de Castilla, na região norte, até a estação de Atocha, no sul.

Tudo começou em 1786, quando o caminho surgiu como rota de circulação de pessoas e mercadorias. Entre 1830 e 1834, foi realizado um importante projeto de urbanização, fundamental para o desenho atual: avenida larga e arborizada, repleta de prédios residenciais de poucos andares, retrato da Madrid de antigamente, que convivem em plena harmonia com a modernidade dos grandes e altos edifícios das principais empresas do país, cenário que gradualmente ganha destaque na arquitetura da cidade.

A história da cidade é contada a cada esquina, seja por um restaurante centenário, pelos banquinhos no corredor central que convidam o visitante a parar no tempo, pela quantidade de árvores, muitas delas centenárias, que do alto lembram um vasto tapete verde, pelas vistosas fontes em formato de rotatória que organizam o trânsito, pelos grandes e pulsantes centros comerciais, pelas diferentes construções e monumentos, um verdadeiro museu de arquitetura a céu aberto. Praticamente plana de ponta a ponta, poucas avenidas no mundo são tão convidativas para uma agradável caminhada.

Separe uma garrafinha de água, coloque um bom tênis e comece o tour na Plaza de Castilla, principal ponto de interligação entre as regiões nordeste e noroeste da cidade e casa das famosas Torres Kio (ou “Puerta de Europa”), um dos cartões-postais da cidade. Inauguradas em 1996, têm 114 metros de altura e 26 andares, e são mundialmente conhecidas pela arquitetura: os prédios são inclinados a exatos 15 graus. Ao lado das torres, existe uma praça, provavelmente lugar das melhores fotos da cidade, dedicada ao político José Calvo Sotelo, figura importante na história espanhola, datada de 1960, que permite uma visão privilegiada da Paseo de la Castellana, sentido sul.


Plaza de Castilla, Torres Kio

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal