segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Guarapari – Le Cave (Praia do Morro)


Frango com Catupiry

Após as experiências gastronômicas no Guaramare, Casa Marracini e Gaeta, decidimos encerrar nossa visita por Guarapari com uma pizzaria. Escolhemos a Le Cave, localizada na Praia do Morro, bairro nobre da parte nova conhecido pela praia de mesmo nome (não confundir com o restaurante homônimo na Praia do Canto, em Vitória). Distante apenas duas quadras da orla, só funciona à noite e é considerada pelos locais como a melhor pizza da cidade, o que explica a casa cheia e as já habituais filas de espera. Mas o que um paulistano tem a dizer sobre as redondas do Le Cave?

Dividido em área externa e interna, o ambiente é pequeno, as mesas são estreitas e há pouco espaço entre as mesas. Com casa cheia, o ambiente torna-se acentuadamente ruidoso. Colagens da artista plástica mineira Maria Mascarenhas, gravuras de Frida Kahlo e Che Guevara e peças de artesanato decoram o ambiente. O atendimento foi atencioso e prestativo durante toda a refeição, em cada mesa há um dispositivo com um botão para chamar o garçom, e que funciona muito bem – é o fim do braço levantado!


Salão interno

O cardápio traz cerca de 30 tipos de pizzas, além de carnes na chapa (aviso para as mulheres: fazem uma baita fumaça), massas e algumas moquecas. As redondas são servidas em dois tamanhos, individuais (2 pedaços) e médias (6 pedaços), com massa grossa (que mais lembra aquelas massa pré-assadas que você compra no mercado) e sem borda (para alguns, um crime), recheio saboroso (embora poderia vir em maior quantidade), molho de tomate entre escasso e inexistente (erro fatal), assadas em forno à gás (pessoalmente eu prefiro pizzas em forno à lenha, mas é posssível fazer pizzas bem saborosas em forno à gás).

O preço está na média dos cobrados em Guarapari, paga-se cerca de R$ 50 por uma pizza média, embora o valor seja um pouco salgado se compararmos com os cobrados pelas redondas de 8 pedaços em São Paulo.



Entre as coberturas, destaques para a Frango com Catupiry, saborora e bem temperada, e a Atum, que só peca pela quantidade reduzida de peixe. A inusitada Palmito ao Molho Bolonhesa (mussarela, palmito, molho bolonhesa, azeitona e orégano), a Italiana e sua tentativa de combinar sabores fortes (mussarela, provolone, salaminho, parmesão, azeitona e orégano) e a versão da Portuguesa com millho (???) são os pontos fora da curva para os amantes da pizza tradicional.

Talvez a pizza do Le Cave seja melhor que a dos concorrentes locais, mas com certeza nós paulistanos, acostumados com redondas no nível das melhores do país, sairemos de lá com uma pontinha de frustração. Além de ser bem diferente do que estamos acostumados, na minha opinião alguns pontos precisam ser revistos – sim, em time que está ganhando se mexe SIM!


Pizza Média (6 pedaços)

Minha impressão é que a pizza não é tratada com o respeito que merece, parece ser “mais um” dos pratos da casa, tratado como um disco de farinha, leite, etc com alguma cobertura. Falta personalidade. O fato da pizza ser assada em forno à gás não é um problema – é verdade que pizza e forno à lenha formam uma dupla quase perfeita, mas aqui em SP a Padaria Casablanca faz uma das melhores redondas da cidade, assada em um pequeno forno à gás. Não sei se a massa é comprada ou feita em casa, mas ela é seca e pouco saborosa, e não há desculpas para a falta de molho de tomate. Só estes dois pontos já colocariam a pizza deles em outro patamar.

Como escrevi no post “10 pizzas para comer antes de morrer”, a pizza é muito mais do que um prato de comida, é um patrimônio cultural. Acho que o Le Cave tem potencial para fazer um ótimo trabalho, mas precisa aprender a respeitar as redondas e tratá-las com carinho, como estrelas da festa.


Atum

Endereço: Avenida Praiana, 1140 – Praia do Morro
Telefone: +55 (27) 3361-4631
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 17hs à meia-noite, fecha segunda.
Internet: http://www.lecave.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal