quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Turismo em Londres: Up at the O2


O2 Arena

Além de ser uma das arenas multiuso mais espetaculares do mundo, a O2 Arena tem uma das atrações turísticas mais incríveis de Londres: o “Up at the O2”, inaugurado em 2012 para os Jogos Olímpicos, é uma passarela de 380 metros de extensão, suspensa por cabos quase 2 metros acima do teto da arena. No seu ponto mais alto existe uma plataforma de observação com 12 metros de diâmetro que permite uma vista panorâmica do sudoeste de Londres, incluindo o rio Tâmisa, Emirates Air Line, Canary Wharf, Parque Olímpico e The Shard.

Londres possui outras atrações que permitem admirar a beleza da capital britânica do alto, como London Eye, Emirates Air Line e Shard, mas o legal da “Up at The O2” é a sensação de conquista após a escalada ao topo da arena, com direito a cordas, grampos e todo o equipamento de proteção.


O2 Arena com a passarela em destaque

Para quem não conhece, a O2 Arena (oficialmente chamada “Millenium Dome”) é um complexo de entreterimento localizado na Greenwich Peninsula (leste de Londres) que tem como carro-chefe uma arena com capacidade para 20 mil pessoas, usada para eventos musicais e esportivos. A arena tem exatos 365 metros de diâmetro, do lado de fora destacam-se 12 mastros amarelos cada um representando um mês do ano. O ponto mais alto no centro da arena tem exatos 52 metros de altura, o mesmo número de semanas em um ano.

Integram o complexo O2 o “indigO2”, casa de shows para 3 mil pessoas, o “The O2 Bubble”, que abriga o “British Music Experience”, museu dedicado à música britânica, o “Cineworld”, um cinema de última geração com 11 salas (a maior com capacidade para 770 pessoas),  e a “Entertaiment Avenue”, área em torno da arena que reúne 25 restaurantes e bares.


Em sentido horário: plataforma no topo, visões da passarela e base onde começa o passeio

A escalada dura aproximadamente 2 horas. A primeira hora será em terra, na “Base Camp”, onde será realizado um treinamento de segurança, como proceder durante a subida e descida, além de instruções sobre a vestimenta e equipamentos que deverão ser usados ao longo da escalada – macacão, sapato, cinto, grampo – , todos fornecidos por eles. Os grupos são formados por até 15 pessoas, sempre acompanhados por um guia para ajudar e orientar.

Em seguida, recebemos os equipamentos, nos trocamos no vestiário e guardamos nossas coisas em um armário. O macacão é peça única, fácil de colocar – pernas primeiro, braços depois, zíper longo e velcro, e seu guia irá demonstrar como colocar e apertar o cinto de segurança – você entra e puxa-o como uma mochila, em seguida, aperte todas as correias. Em caso de dificuldades, o guia ajudará a colocar e apertar o equipamento.


Fotos da subida e descida

Há um bolso em cada manga suficiente para um telefone móvel (que só pode ser usado no topo), não há outros bolsos no macacão, não é permitido subir com nada que não caiba nos bolsos, tampouco nada pendurado no pescoço (o que inclui câmeras tradicionais), então você tem que deixar todos seus pertences no armário. Também não é permitido tirar fotos ao longo do percurso, mas no topo as fotos estão liberadas!

A subida começa em uma plataforma na base na tenda, após subirmos 3 lances de escadas (ou elevador), cerca de 7 metros do solo. Aqui você vai aprender a prender, movimentar, travar e retirar o grampo no trilho de segurança, obrigatório durante a subida e descida para você esteja sempre seguro. Além do trilho, existe um corrimão para ajudar principalmente nos pontos de maior inclinação.


Prédios em Canary Wharf

Um profissional na base irá fotografar todos os visitantes, e no final do passeio você poderá comprar sua foto na lojinha – embora custe £12, é uma bela lembrança em tamanho 15x18, e na capa virá escrito “I’ve Conquered The O2”, seu certificado de escalador(a)!

Subida e descida duram aproximadamente 30 minutos e são relativamente tranquilas, mas você pode fazer o percurso no seu próprio ritmo. Nos pontos mais íngremes a passarela tem uma inclinação de 28° na subida e 30° na descida, mas você precisará de um tempo para acostumar-se com a lona, parece que você está caminhando em uma cama elástica. O guia sobe com o grupo e ajuda aqueles com dificuldades em manusear o complicado e pesado grampo – você precisa destravá-lo para subir e movê-lo manualmente por catracas de segurança posicionadas a cada 5 metros.


Algumas das placas no topo da passarela

Uma vez na plataforma, você pode desconectar-se do cabo e andar livremente, terá cerca de 30 minutos para admirar a vista e tirar fotos. No entorno existem placas que contam a história de Greenwich, passam pela história de Londres e do rio Tâmisa, e indicam os principais pontos turísticos que podem ser vistos lá de cima.

Você pode escolher fazer o passeio durante o dia, o que permite uma bela visão 360 graus (caso a neblina não atrapalhe), ao entardecer com a companhia do Sol se pondo sobre Londres, ou à noite (apenas nos meses de inverno, já que anoitece às 17hs), com uma visão de Londres toda iluminada.


Profissional que tira a foto antes da subida (esq) e SIM, I've Conquered The O2!

Tickets podem ser adquiridos antecipadamente no site www.UpatTheO2.co.uk, ou no dia do passeio diretamente nas bilheterias da O2 Arena. O passeio não é barato: tickets custam £26 (dias de semana até às 17hs) e £33 (dias de semana após às 17hs, finais de semana e feriados), mas valem cada centavo.

Horário de funcionamento: todos os dias a partir das 10hs, última subida às 18hs (entre Outubro e Maio) e às 20h15 (entre Junho e Setembro).

Atenção para as restrições: mínimo de 10 anos e 1,2 metro de altura, máximo de 130kg, 125cm de cintura e 75cm de coxa (restrições para o cinto de segurança). Menores de 18 anos precisam ser acompanhados de um adulto.


0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal