quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Reino Unido – PizzaExpress


Toscana (Crédito: Divulgação)

Império pizzaiolo com quase 500 endereços em 12 países. Nascida em Londres, a PizzaExpress introduziu as tradicionais pizzas italianas no território britânico, produzidas no forno à lenha desde 1965. Uma verdadeira entidade britânica, a marca PizzaExpress, que atualmente pertence ao Gondola Group, líder britânico no segmento de “casual dining, possui quase 400 restaurantes só no Reino Unido.



São mais de 25 sabores de pizzas no cardápio, divididos em “Classic” (feita conforme a original, seguindo as regras da Associazione Verace Pizza Napoletana, com massa fina e borda alta), “Romana” (mais fina, larga e crocante, ao melhor estilo de Roma) e “Leggera” (uma invenção com um buraco no meio, preenchido com salada). Calzones, saladas, antipastos e algumas massas (incluídas recentemente) completam o menu.


Salão (O2 Arena)


Salão, O2 Arena (Crédito: Divulgação)

Os restaurantes procuram seguir uma mesma identidade visual, com cozinha aberta, forno à lenha, fachada envidraçada,  salão iluminado, quadros e cores vivas nas paredes. Com preocupação em design, o interior de algumas lojas segue projetos de arquitetos renomados, como as lojas-conceito de Richmond e Plymouth – veja os links abaixo para saber mais:

Richmond: http://www.id-sphere.com/2010/11/a-%E2%80%98living-lab%E2%80%99-a-new-generation-of-pizzeria-by-pizzaexpress/
 Plymouth: http://retaildesignblog.net/2012/01/18/pizza-express-by-baynes-co-designers-plymouth/

Como pontos a melhorar, o atendimento é pouco atencioso e acaba pressionando, mesmo involuntariamente, os clientes a agilizar os pedidos, comer rapidamente e ir embora. Outro ponto que incomoda é o espaço entre as mesas laterais, quase inexistente – se é para ser assim, é mais fácil adotar o modelo de mesas coletivas.


Da Morire

Entre as pizzas recomendadas, “Toscana” (linguiça com pimenta e erva-doce, mussarela, tomate, queijo Gran Morávia, manjericão fresco e azeite extra virgem; £12,10), “Da Morire” (Gorgonzola D.O.P, pancetta crocante, alho-poró, alcachofra, mussarela, tomate, alecrim e azeite com chilli; £12,35), “Il Padrino” (frango, tomates assados, verduras grelhadas, mussarela com uma base de tomate e pesto; £12,75) e a inflamável “Diavolo” (carne apimentada, pepperoni, mussarela, tomate, pimentão, cebola roxa, pimenta Tabasco, pimenta verde, roquito OU jalapeño; £12,45). O calzone “Salami e Salsiccia” (embutidos italianos, linguiça com pimento e erva-doce, mussarela, pimentões assados, azeite de alho, salsa e espinafre; £12,95).


Pomodoro Pesto (Crédito: Divulgação)

Para abrir a refeição, entradas como o “Dough Balls” (“bolas de massa” em inglês), que são pães em formato de bola assados no forno à lenha e recheados com manteiga de alho (£3,50), a “Bruschetta Originale PizzaExpress (tomate, cebola roxa, alho, manjericão fresco e pesto; £4,95) e a “Classic Italian Antipasto” (embutidos italianos, azeitonas verdes, tomates assados, baby mussarela, pimenta doce, rúcula e palitos de massa; £10,45), opção para compartilhar.


Dough Balls

Novidades no cardápio, o “Risotto Pollo Funghi” (risoto de vinho branco com frango, pesto, cogumelo, castanhas, pinhões, salsa e alho, finalizado com rúcula, queijo Gran Morávia e pesto) pode ser pedido como entrada ou prato principal (£5,55 e £10,95, respectivamente). Entre as massas, lasagna (versões tradicional e vegetariana) e cavatappi (a mesma massa usada no tradicional “Mac and Cheese”) com preços entre £9,95 e £10,45, e uma versão de berinjela à permegiana por £9,50.


Quattro Formaggi (frente) e American (fundo)

A carta de vinhos tem boas opções de tintos, brancos e rosés, em sua maioria rótulos italianos, que assim como na maioria dos restaurantes em Londres pode ser apreciado em garrafas de 750ml (entre £14,95 e £20,45), doses de 175ml (entre £4,10 e £5,70) ou 250ml (entre £5,55 e £7,30). Cervejas (destaque para a ótima Peroni), sidras (a deliciosa e refrescante Aspall), drinques e sucos (fuja da limonada siciliana, um suco amargo feito com o limão inteiro) completam a oferta de bebidas da casa.


Limonada siciliana

A lista de sobremeas é pequena mas eficiente. O brownie de chocolate (£4,95) e o “Banoffee Pie” (torta de banana, caramelo, creme e biscoito; £5,45) são pequenas, mas estão entre os acertos e valem a pena.

Os produtos PizzaExpress também podem ser encontrados em supermercados como Tesco, Sainsbury’s, Morrisons, Booths e Waitrose – é possível comprar pizzas, massas, saladas, molhos e condimentos e prepará-los em casa.


Banoffee Pie

Nascido para unir duas paixões do fundador Peter Boizot – pizza e música – , o projeto “PizzaExpress Jazz Club” teve início em 1969, com a primeira casa aberta na Dean Street, em Soho, tida como um dos melhores palcos de jazz da Europa. Atualmente são três endereços, que já foram palcos de shows de Ella Fitzgerald, Norah Jones, Diana Krall e Amy Winehouse, entre muitos outros. Além dos shows, organiza todos os anos um festival de jazz para revelar novos talentos.

Para consultar os endereços em Londres e horários de funcionamento, acesse http://www.pizzaexpress.com/visit-a-restaurant.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal