terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Londres – Dishoom


Masala Praws

Os antigos cafés iranianos (ou “Irani Cafés”) são uma tradição de Bombaim – hoje conhecida como Mumbai – desde o século 19, abertos por persas que imigraram para a Índia. Havia quase quatrocentos cafés no auge das décadas de 1950 e 1960, consolidando-se como símbolo da integração cultural iraniana (até hoje a Índia tem a maior colônia de iranianos fora do Irã). Lugares confortáveis e elegantes, mas antes de tudo que acolhiam a todos, sem distinções sociais e religiosas, em busca de uma xícara de chá, uma refeição ou apenas para se reunir e socializar, relembrar da pátria, família e amigos deixados para trás.

O boom nos preços dos imóveis e o aumento do nível de educação dos jovens rapidamente colocou o modelo de negócios em declínio – hoje existem menos de 30 “Bombay Cafés” (em tempo: a palavra "café" aqui significa um restaurante informal e casa de chá – “chai-khana” em persa – , em vez de uma casa propriamente de café), a grande maioria com mais de um século de vida – o mais antigo em atividade é o Kyani Café, fundado em 1904.



Com dois endereços em Londres, nos bairros de Covent Garden e Shoreditch, o Dishoom (palavra indiana que faz referência ao efeito sonoro típico dos filmes de Bollywood quando uma arma é disparada ou alguém recebe um soco) é um restaurante inspirado na herança e tradição dos antigos “Bombay Cafés”, do ambiente ao cardápio. Aberto o dia todo, da cozinha saem cafés da manhã, almoços, jantares e chás, reunindo pratos indianos com influência iraniana, receitas familiares e comidas de rua típicas de Mumbai com toques europeus.



Construído num galpão que outrora abrigou um armazém, o endereço de Shoreditch, no leste de Londres e a poucos passos da estação “Shoreditch High Street” de Overground, tem ambiente mais chique e bucólico do que a matriz em Covent Garden, inspirado nos “Bombay Cafés” das década de 1920 e 1930, quando viveram seu ápice e eram os endereços mais cosmopolitas de Mumbai.


Salão principal


Salão principal

O salão interno é dividido em 2 andares, o primeiro em formato de lounge com sofás propositadamente desgastados nos lugares das tradicionais cadeiras e grandes mesas com tampos de mármore. No piso inferior fica a cozinha aberta, onde é possível acompanhar a preparação dos pães, além do segundo salão, menor e mais informal, com mesas estilo lanchonete.


Salão inferior

A atenção nos detalhes é impressionante, com cartazes antigos e retratos de família nas paredes, mobiliário vintage, espelhos ricamente pintados, telas de madeira escura e memorabília original. O relógio gigante suspenso no teto é uma pequena cópia do Victoria Terminus, de Mumbai (agora chamado de Chhatrapati Shivaji Terminus), e os pisos de azulejos e cadeiras de madeira arqueada também são fiéis ao verdadeiro estilo de Bombaim. Até mesmo os banheiros estão cheios de peças retrô, incluindo imagens de levantadores de peso Parsi, louça de época e armários para produtos de higiene pessoal.


Pratos decorados

Completam a atmosfera da Mumbai de antigamente o “Permit Room”, bar onde são servidos os drinques (o nome faz referência à lei de 1949 que regulamenta os bares autorizados a vender alcool na Índia) e uma área externa, de longe o lugar mais bonito para degustar uma refeição, com sofás largos, plantas e decoração que remetem às antigas varandas de Bombaim, incluindo um teto retrátil, que permanece aberto nos dias ensolarados (sim, existe Sol em Londres!) e fechado (com aquecimento, lógico) nos dias frios.



"We are not an Indian restaurant, we are a Bombay cafe". Esta frase, dita com orgulho pelos garçons, ao mesmo tempo resume a identidade da casa e a desvincula da imagem tradicional dos restaurantes indianos, com pratos à base de curry – na verdade, só existem duas opções no menu.

O serviço impressiona pela rapidez, simpatia e prestatividade, você terá o tempo que precisar para decidir o que comer sem que ninguém fique do seu lado pressionando, se precisar de ajuda os garçons vão te indicar os melhores pratos (as opções por tipo de carne, os pratos vegetarianos, os mais ou menos picantes, etc.), e as porções chegam muito rápido, mesmo com o restaurante lotado.

Um dos lugares imperdíveis da capital britânica para tomar um belo café da manhã, o menu do Dishoom (servido das 8hs às 11h30 de segunda à sexta e das 9hs às 12hs nos finais de semana) oferece opções como o “Fresh Fruit & Yoghurt” (framboesas, morangos, mirtilos e melão, com mel e iogurte; £3,90) e “House Granola” (aveia, cereais, castanha de caju, amêndoas, pistache e muita canela, torrados com manteiga e mel, e servidos com frutas frescas e iogurte; £4,90).


Fresh Fruit & Yoghurt

Para os mais fortes, o espetacular “Bacon Naan Roll” (bacon, geléia de tomate picante, cream cheese e ervas, tudo enrolado em uma fatia de pão naan; £3,70) é campeão de pedidos e tem uma incrível harmonia de sabores, e o “Full Bombay” (akuri – ovos mexidos com cebola, tomate, pimentões e especiarias – , bacon grelhado, salsicha Cumberland, tomates grelhados no vinho branco e torradas; £7,90), a versão iraniana do “Full English” britânico, é aquele brunch que você precisa para começar o dia com energia.


Full Bombay

Para beber, peça o “House Chai” (mistura de leite quente e canela; £2,50), afinal você está em Mumbai! Para quem preferir algo mais refrescante, o “Breakfast Lassi” (banana, manga, iogurte e cereais; £3,50) é disparado o melhor lassi que já tomei na vida – banana e manga docinhas, consistente e com boa quantidade de cereais.


Breakfast Lassi

O chamado “All-day menu” (servido a partir das 11h30 de segunda à sexta e 12hs nos finais de semana) reúne cerca de 40 opções entre saladas, rolls, tandoori e biryani (prato de origem persa à base de arroz com carne, ovo ou vegetais, além de especiarias e pimentas), com boa oferta de pratos vegetarianos.

As porções são concisas, já que a palavra-chave aqui é “compartilhar” – cerca de 2 porções (entrada/prato ou 2 pratos), mais o acompanhamento (naan, arroz, daal, etc.), são mais que suficientes para uma pessoa comer bem, sem excessos. Os pratos são saborosos, as carnes são macias e tenras, valorizando os temperos e sem muita pimenta. Os preços variam entre £2,20 e £5,20 para as entradas, £5,50 e £11,50 para os tandoori, £6,90 e £8,50 para os biryani, £1,90 e £2,20 para os acompanhamentos.


Dishoom Calamari

Comece a refeição com a “Lamb Samosas” (feita com massa filo e recheada com carne de cordeiro picada na ponta da faca, cebola e especiarias; £4,20), o “Dishoom Calamari” (anéis de lula à milanesa com tempero à base de ervas e especiarias; £5,20) ou o “Pau Bhaji”, uma tijeta de purê de legumes e fatias de pão, simples e delicioso (£3,90).

Entre os pratos principais, o “Dishoom Chicken Tikka” (£6,90) é a versão Mumbai do prato mais tradicional da culinária indiana, na qual os tenros pedaços de frango são marinados no vinagre doce ao invés de iogurte, além de gengibre, açafrão, alho e chilli verde. Diferente do que conhecemos, tem sabores fortes e intensos, carne extremamente macia e razoável nível de picância.


Dishoom Chicken Tikka

O “Murgh Malai” (£6,90) tem cerca de 8-12 pedaços de frango, marinados no alho, gengibre e coentro. A primeira coisa que chama a atenção é a linda cor dourada, em segundo lugar o sabor suave, com o toque apimentado do coentro. Embora o cardápio diga que o prato é “Mild”, o nível de picância é acentuado. A melhor maneira de comer é com as maõs, sem cerimônias, lambuzando os dedos.


Murgh Malai

O “Masala Praws” (£10,50) reúne 6 camarões king, marinados em especiarias e grelhados no tandoori, suavemente queimados nas bordas. Com incrível textura, o prato é suave, com presença de temperos mas sem interferir do sabor da carne, cozida à perfeição e servida tenra. Espetacular.

Por fim, o “Lamb Raan” (£21,50) não é somente o maior prato da casa, é a jóia do cardápio. Uma perna de cordeiro que recebe duas marinadas, a primeira com sal, chilli, alho e gengibre, a segunda durante toda a noite com especiarias, cozida lentamente durante horas e finalmente grelhada na brasa, desfiada e servida. O sabor único, com a complexidade do cordeiro, a presença dos temperos e especiarias e o toque picante fica entre o inacreditável e o inesquecível.


Lamb Raan

Para acompanhar os pratos, Classic Naan e Garlic Naan (£1,90 cada) são crocantes e saborosos, e o “House Black Daal” (£4,90), feito com lentilhas e cozido por mais de 24 horas, tem gosto marcante das especiarias.

Para beber, drinques, lassis (infelizmente eles não fazem o espetacular “Breakfast Lassi” após às 11hs, mas se você der uma chorada eles provavelmente abrirão uma exceção), chai (não poderia faltar) e boa seleção de vinhos – são quase 20 opções, servidas em taças de 175ml (preços entre £4,90 e £8,20) ou 250ml (entre £13,50 e £22,90), além de garrafas de 750ml (entre £18,90 e £33,90, sem considerar os espumantes, entre £49,50 e £165). Infelizmente para os amantes de vinhos, quase todos os rótulos vem com o “screwcap”, a tampinha de alúminio, no lugar das velhas rolhas. Completam o cardápio as sidras e cervejas, inclusive uma IPA exclusiva, feita pela cervejaria Hackney’s Beavertown.


Classic Naan e Garlic Naan

Um dos únicos poréns é que eles só aceitam reservas para o jantar para grupos com mais de 6 pessoas. Se não for seu caso, programe-se para chegar antes das 20hs ou depois das 22hs, e assim fugir das longas filas, onde esperas de 1 hora ou mais são normais. Também não é possível fazer reserva para a área da varanda, independente do horário, o que é uma sacanagem. Para o café da manhã e almoço pelo menos as reservas são aceitas, basta preencher o formulário no link http://www.dishoom.com/contact/reservations/ ou enviar e-mail para reservations@dishoom.com.

Shoreditch: 7 Boundary Street
Telefone: +44 (0)20 7420 9324
Horário de funcionamento: Segunda à quarta das 8hs às 23hs, quinta e sexta das 8hs à meia-noite, sábado das 9hs à meia-noite, domingo das 9hs às 23hs.
Como chegar: Estações Shoreditch High Street (Overground), Old Street (Northern Line) e Liverpool Street (Central, Circle, Hammersmith & City, Metropolitan lines)
Internet: http://www.dishoom.com/shoreditch/

Covent Garden: 12 Upper St. Martin’s Lane
Telefone: +44 (0)20 7420 9320
Horário de funcionamento: Segunda à quarta das 8hs às 23hs, quinta e sexta das 8hs à meia-noite, sábado das 9hs à meia-noite, domingo das 9hs às 22hs.
Como chegar: Estações Leicester Square (Northern, Piccadilly lines), Covent Garden (Piccadilly Line)
Internet: http://www.dishoom.com/covent-garden/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal