domingo, 1 de dezembro de 2013

Londres – Poppies Fish and Chips


Fish and Chips

Sou da opinião de que a melhor maneira (e mais gostosa) de conhecermos a história de um país e de seu povo é explorarmos sua culinária típica. Quando estiver no Reino Unido, não deixe de provar o tradicional “Fish and Chips”, uma simples e deliciosa combinação de peixe frito empanado (geralmente bacalhau fresco ou hadoque), batatas fritas e ervilhas, cozidas ou em forma de purê.

A história do “Fish and Chips” começa nos séculos XVII e XVIII, quando judeus portugueses e espanhóis introduziram no país o hábito de fritar o peixe, embora naquela época a matéria-prima fosse algo pouco acessível pelo alto custo. Na segunda metade do século XIX, o desenvolvimento da pesca com rede de arrasto no mar do norte ajudaram a reduzir os custos do transporte, permitindo que os peixes chegassem ao interior do país, tornando-se uma alimentação de fácil acesso e barata para os membros da classe operária. A batata já fazia parte da dieta dos britânicos desde o século XVII, mas na mesma época surgiu no norte da Inglaterra o primeiro estabelecimento que as vendia cortadas e fritas.


Fachada (Spitalfields)

Não existe um consenso sobre quando os dois produtos foram combinados pela primeira vez. O primeiro registo de uma loja de peixe com batatas fritas em Londres indica que foi aberta em 1860 ou 1865, apesar de existir outro registro de uma loja na pequena Mossley, localizada em Lancashire (no norte da Inglaterra), datado de 1863.

O “Fish and Chips” consolidou-se como prato nacional britânico – existem mais de 10 mil estabelecimentos (chamados de “chip shops”) no Reino Unido, dos tradicionais pubs, restaurantes e quiosques. Segundo um velho ditado, “se os britânicos não estão tomando chá nem jogando críquete, então eles estão comendo peixe com batatas”. Manda a tradição que o “Fish and Chips” seja vendido embrulhado em folhas de jornal, o que ajuda a absorver a gordura e baratear o preço, o que ainda acontece em várias regiões do país.



Britânico de nascimento, o prato rapidamente expandiu suas fronteiras para Austrália, Nova Zelândia, Canadá e Estados Unidos, com algumas variações em relação à receita original – a lista de peixes tornou-se quase infinita (por exemplo, nos Estados Unidos existe é possível encontrar “Fish and Chips” de salmão), o preparo pode ser com (sul) ou sem (norte) pele, empanado na farinha ou pão ralado, com ou sem adição de cerveja, frito na banha (como antigamente) ou óleo vegetal. Também surgiram outros acompanhamentos, como feijões no molho de tomate (Irlanda), pão com manteiga, coleslaw (Estados Unidos), batata doce (Nova Zelândia) e molhos, de curry (norte do país) a tártaro.


Salão (Spitalfields)

Um “Fish and Chips” em Londres que merece destaque é o Poppies, com mais de 60 anos de serviços prestados no bairro de Spitalfields, na região de East End e nas proximidades da lendária Brick Lane (com todos seus restaurantes indianos, lojas “vintage”, e os mercado Brick Lane e Spitalfield’s, abertos aos domingos).

Referência e unanimidade em todas as listas de Top 3/5/10 disponíveis na internet, o Poppies vem colecionando premiações e presenças no ranking dos melhores restaurantes de “Fish and Chips” não só em Londres, como também na Inglaterra – nos últimos 2 anos a casa do senhor Pops Newland (daí o nome) foi eleita uma dos três melhores do país no “National Fish & Chip Awards”, sendo a única representante da capital britânica na lista. Não é pouca coisa.


Salão (Spitalfields)

Podemos dizer que Poppies é o melhor “Fish and Chips” de Londres? É difícil responder esta pergunta com tantos concorrentes de peso, mas uma coisa é certa: visitá-lo e comer um belo “Fish and Chips” é obrigatório para quem está em Londres. E não se esqueça de fazer reserva – como todo restaurante concorrido, elas são obrigatórias.

O ambiente temático é uma viagem às lanchonetes americanas dos anos 40-50. Nas paredes, quadros com fotos de artistas, dizeres clássicos, artigos de jornal, objetos náuticos. Na parte superior, prateleiras com vasta “memorabilia” (que inclui brinquedos, utensílios domésticos, objetos antigos e tudo mais o que você puder imaginar), colecionada pelo proprietário ao longo dos mais de 60 anos de atividade. Mas é a linda e imponente jukebox, uma 1958 AMI (Automatic Musical Instrument Co.) original e restaurada, novinha em folha, responsável pela música ambiente, que atrai todos os olhares.


1958 AMI (Automatic Musical Instrument Co.), a jukebox que comanda o som em Spitalfields

Os funcionários também estão vestidos à caráter, do pessoal da cozinha com seus chapéus Panamá às charmosas garçonetes, carinhosamente chamadas de “Popettes”, vestidas em estilo retrô com saia, lenço, sapatilha e chapéuzinho – para alguns, parece roupa de marinheiro, mas o vestuário também é uma homenagem às lanchonetes de antigamente.

Além do restaurante em Spitalfields, neste ano o Poppies abriu um novo endereço em Camden, com 2 andares e o dobro de lugares, mas mantendo a mesma identidade e temática dos anos 40-50 da casa principal – lá, uma jukebox 1948 Wurlitzer Vintage 1100 anima o ambiente ao som de rock and roll.


Salão (Spitalfields)

Os dois endereços também oferecem serviço de “takeaway”, você pode comprar o peixe e levá-lo para comer em casa, devidamente embrulhado em uma folha de jornal histórico (o que torna sua experiência a mais tradicional possível) e acondicionado em uma simpática caixinha estampada com papel de jornal para facilitar o transporte.

São mais de 12 opções de peixes no cardápio (preços entre £10,90 e £15,90), fornecidos diariamente por comerciantes do Billingsgate Market – como exigência do Poppies, os peixes precisam vir das chamadas “fontes sustentáveis”, cujas práticas podem ser mantidas indefinidamente, sem reduzir a capacidade das espécies nem impactar o ecossistema. Seguindo a tradição britânica, bacalhau fresco (£10,90 a porção “regular”, £12,90 a “large”) e hadoque (mesmo preço) são os campeões de pedidos. Além dos peixes, frangos, salsichas e tortas completam o cardápio.


Cozinha (Spitalfields)

No dia da nossa visita as garçonetes aparentavam estar exaustas, mas mesmo assim o serviço foi rápido, atencioso e eficiente do começo ao fim. Ao verem minha indecisão sobre qual “Fish and Chips” pedir, me orientaram na escolha – queria o “melhor da casa” e me recomendaram o bacalhau fresco (£10,90), uma das opções mais baratas do cardápio. Gostei da honestidade, afinal ela poderia ter me vendido o mais caro.

Preparado sem pele, empanado com farinha e cerveja (o que deixa a casquinha com uma cor amarela, leve e crocante) e frito no óleo de amendoim, o que o deixa suave na boca e não gorduroso, a peça alta e saborosa de bacalhau fresco é úmida e macia, as lascas soltam-se facilmente, e o melhor – zero de espinhas. A porção “regular” é grande e bem servida, suficiente para uma pessoa com boa fome. Também contam pontos o fato do peixe ser frito na hora, mediante o seu pedido, algo imprescindível para garantir o frescor. Caso você não queira o seu peixe empanado, pode pedi-lo grelhado.


Salão (Spitalfields)

Basta adicionar um pouco de sal e vinagre á gosto, e você terá um dos melhores exemplares do tradicional “Fish and Chips” britânico.

As batatas que acompanham os peixes são do gênero “Maris Piper” (casca clara, polpa creme e textura farinhosa, ideiais para fritar), fornecidas desde o começo pelo mesmo negócio familiar que está atualmente na quarta geração, descascadas e cortadas lá mesmo, o que ajuda a manter o padrão das “chips” britânicas (mais grossas do que as clássicas “french fries” americanas) servidas pela casa, super macias por dentro, com uma casquinha por fora e sequinhas, assim como o peixe.

O “Fish and Chips” servido no Poppies vem acompanhado por um potinho de molho tártaro caseiro, que fica sensacional no peixe, mas na minha opinião poderia ter uma porção mais generosa. O cardápio ainda lista outras 11 opções de acompanhamentos, do tradicional purê de ervilhas (£2,45) até o molho de curry (mesmo preço), que devem ser pedidos à parte.


Sidra

Para beber, o cardápio possui algumas opções de vinhos com bons preços (entre £3,30-6,90 pela taça de 125ml, e £14,90-24,90 pela garrafa de 750ml), mas acredito que o melhor companheiro para um “Fish and Chips” é uma boa cerveja, ou uma ótima sidra. Pedimos uma “Wyld Wood Organic Cider” (£4,95, 500ml), uma sidra excelente, refrescante e com sabores mais intensos de maçã (talvez por só usar frutas orgânicas). A pequena caneca foi um charme!

De sobremesa, pedimos a clássica “Apple Pie” (£4,50), uma torta assada que parece um pastelão de forno, de massa densa e recheio saboroso e estupidamente quente. Acompanhada por uma bola de sorvete de creme, formam uma combinação clássica e que sempre funciona.


Sobremesa

A qualidade do serviço também aparece na hora de pedir a conta, entregue rapidamente. Gastamos £25,40 por 2 sidras, prato principal e sobremesa, um baita negócio (valor não inclui taxa de serviço, não esqueça de deixar sua gorjeta). Junto com a conta, você ganhará umas balas e pirulitos, mais um mimo da casa.

Endereços:

Spitalfields: 6-8 Hanbury Street
Telefone: +44 (0) 20 7247 0892
Estações de metrô: Liverpool Street (Hammersmith & City, Circle, Metropolitan, Central), Aldgate (Metropolitan, Circle), Whitechapel, Aldgate East (Hammersmith & City, District), Shoreditch High Street (Overgorund)
Horário de funcionamento: Segunda à quinta das 11hs às 23hs, sexta e sábado das 11hs às 23h30, domingo das 11hs às 22h30.

Camden: 30 Hawley Crescent
Telefone: +44 (0)20 7267 0440
Estações de metrô: Camden Town, Chalk Farm (Northern Line)
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 11hs à meia-noite, domingo das 11hs às 23hs.

Internet: www.poppiesfishandchips.co.uk

2 comentários:

Anônimo disse...

esses preços são em libras ou euros ? grato e parabens pelo blog

Daniel Neves disse...

LIBRAS. Aliás, todos os posts de Londres apresentam valores em libras (símbolo "£"). Um abraço!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal