I love prawn
Restaurante fast-food aberto em 2003 que oferece pratos da culinária japonesa – o cardápio é baseado nos tradicionais niguiris, uramakis, hossomakis, futomakis, gunkans e sahimis, que podem ser pedidos em peças individuais ou nos tradicionais bentôs, além de temakis, pratos quentes (yakisoba, tempurá, chicken katsu, etc.) e os clássicos noodles, unanimidades em restaurantes orientais no Reino Unido. Possui atualmente cerca de 35 endereços na capital britânica, e previsão de abertura dos 3 primeiros endereços fora de Londres (2 em Leeds e 1 em New York) até o começo de 2014.
Em todos os endereços o cliente pode escolher entre comer no salão (“eat-in”) ou pedir para viagem (“takeaway”). Dividido em dois ambientes, tem caixas para aqueles que preferem levar a comida para casa, trabalho ou comer na rua, e um salão de clima moderno, extremamente limpo e brilhante, com ares futuristas e linhas coloridas, cadeiras verdes transparentes, balcão transparente, cozinha aberta toda de aço inoxidável e música ambiente para os que preferem curtir o “eat-in”.
Salão (O2 Arena)
As peças de peixe cru podem ser pedidas em porções individuais – são 5 opções de niguiri, dos tradicionais salmão, atum e camarão ao inusitado e “veggie-friendly” sushi de omelete, 3 opções de temaki e outras 3 de yakisoba. O forte da casa são os chamados bentôs, combos que combinam diferentes peças de sushi/sashimi ou pratos quentes como chicken katsu, acompanhadas ou não de arroz e/ou salada.
Entre os pratos quentes, você pode pedir yakisoba, yakitori, gyoza e tempurá. Para quem prefere uma sopinha, as 8 opções de noodles são muitos procuradas no “takeaway” pela praticidade e são campeãs de pedidos nos dias frios.
Para quem não pode ir até o restaurante, o serviço de delivery tem temakis (entre £1,95 e £2,50, dependendo do recheio) e bentôs com preços entre £3,95 (6 niguiris de salmão com saladinha) até £30 (mais de 30 peças de sashimi de peixes variados). É só ligar, pedir e esperar a comida chegar no seu endereço. O cardápio de delivery completo pode ser consultado aqui: http://www.wasabi.uk.com/media/documents/wasabi_delivery_menu.pdf.
A filial da O2 Arena foi a primeira da rede a contar com um serviço de esteiras, onde porções prontas já estão disponíveis para que o cliente escolha o que quer, pegue e coma sem cerimônias nem garçons, pagando de acordo com a cor do prato – verde (£1,50), azul (£2,10), rosa claro (£2,85), roxo (£3,65) ou rosa escuro (£4,45). O difícil é conseguir uma das concorridas mesas ao redor do bar, ou mesmo uma cadeira na bancada. São mais de 50 opções, de pratos vegetais, arrozes, saladas, sushis e sashimis, alguns pratos quentes (gyoza, anéis de lula, tempurá, camarão empanado), rolls caprichados com toque de criatividade e sobremesas.
O cardápio exclusivo da O2 Arena pode ser consultado aqui: http://www.theo2.co.uk/images/content/bars_restaurants/pdf/wasabi_new_menu.pdf.
I love salmon
Salmon masago futomaki
Merecem destaque os pratos chamados “I love salmon” e “I love prawn” (£4,45, duas unidades), que são rolinhos uramaki (sem alga) recheados e cobertos respectivamente com salmão e camarão, finalizados com um molho agridoce picante. Os pratos são sensacionais, bem recheados e com uma generosa fatia de peixe por cima. Os niguiris também são gostosos, mas na minha opinião exageram na quantidade de arroz.
Gyoza
Dica: Pratos quentes como gyoza, anéis de lula, chicken katsu, tempurá e camarão à milanesa, mesmo sendo dispostos na esteira, devem ser pedidos diretamente para o garçom, garantindo que você os comerá frescos e recém-fritos. O restaurante jura que os pratos não ficam “mais do que 2 horas” na esteira, mas considero tempo demais para uma fritura.
Chicken teriyaki futomaki
As esteiras são conhecidas mundialmente por serem eficientes e sinônimo de uma uma refeição rápida (desde que você esteja esperto e pegue a comida antes do seu vizinho), mas o Wasabi peca na variedade de opções oferecidas – nas duas visitas que fizemos em 2013, não mais do que 10 das 50 opções estavam disponíveis nas duas esteiras, girando sem parar por incontáveis minutos e sem ninguém interessado em pegá-las. Sim, algo estava errado – esteira cheia, clientes com fome esperando pelo prato desejado. Se ninguém retira nada, o restaurante não coloca pratos novos. Entramos num deadlock.
Anéis de lula
Mas aqui existe um grave erro de estratégia do restaurante. Para começar, 95% dos dos pratos que estavam na esteira eram verdes e azuis, mais simples e baratos. Legal ver incontáveis porções de arroz, mas onde estão as lindonas peças de salmão e camarão, que custam pelo menos o dobro do preço? Mas não desista: se o prato que você está esperando sumiu da esteira, basta chamar o garçom e fazer o pedido. A grande diferença é que a sua porção será fresquíssima.
Outro diferencial da casa em North Greenchich é o serviço de “all you can eat” (£16,99), o nosso famoso rodízio, disponível apenas nos dias sem eventos na O2 Arena, no qual o cliente paga um valor fixo e serve-se à vontade nas esteiras até não aguentar mais.
O serviço é educado, mas às vezes dá umas escorregadas no quesito prestatividade: os garçons “somem” do salão, o que torna o ato de pedir bebidas, pratos quentes ou alguma opção que não esteja nas esteiras uma tarefa demorada e desgastante; as mesas ao redor do bar demoram para ser limpas (okay, entendo que o giro é grande, exatamente por isso que a limpeza deveria ser prioridade), e mesmo a simples reposição dos bules individuais com shoyu e o fornecimento de wasabi/gengibre podem exigir que o cliente levante a mão e peça mais de uma vez, para garçons diferentes, até que alguém resolva ter a boa vontade de atendê-lo(a). Tudo isso torna o serviço lento, pouco eficiente e deixa o cliente sem paciência.
Para beber, as clássicas cervejas japonesas Asahi (entre £2,80 e £3,70) e Sapporo (£3,80) estão no cardápio, assim como uma pequena seleção de sakês (doses entre £4,90 e £6,80), chás e vinhos, vendidos em taças (preços entre £3,75 e £4,75) e garrafas (entre £14,50 e £18,95).
Antes de deixar as moedinhas de gorjeta na mesa, observe sua conta: o Wasabi inclui 12,5% de serviço na conta, sem te perguntar nada. Se você não prestar atenção, correá o risco de deixar gorjeta em duplicidade. Pessoalmente falando, me parece uma sacanagem pagar gorjeta se você estiver sentado na área do bar e se servindo diretamente da esteira, e não acho que os poucos serviços do garçom (basicamente trazer bebidas e pratos quentes, caso você os peça) valem o valor. Se não concordar com o valor, é só dizer que eles removerão da conta – vão te xingar mentalmente, mas eu acredito que o pagamento do serviço só deve ser feito quando o tal “serviço” vale a pena.
Para consultar os endereços em Londres e horários de funcionamento, acesse http://www.wasabi.uk.com/p3/Our-branches.
segunda-feira, 9 de dezembro de 2013
Londres – Wasabi Sushi & Bento
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