terça-feira, 5 de junho de 2012

Top 10 Santiago: Mercado Central



Uma das atrações turísticas mais visitadas de Santiago é o Mercado Central. Inaugurado em 15/09/1872 no mesmo lugar onde ficava a antiga Plaza de Abastos, arrasada por um incêndio em 1864, foi posteriormente ampliado em 1884. A luz elétrica só chegou no mercado em 1900.

Toda a estrutura de ferro foi pré-fabricada na Inglaterra no final dos anos 1860 e transferida para Santiago de navio. O projeto de montagem do mercado começou em 1868, e levou 4 anos até ser oficialmente inaugurado, declarado monumento histórico nacional em 1984.



No local ainda existem barracas de peixes, carnes, frutas, legumes, ervas, frios, mantendo a tradição iniciada há 140 anos. Todavia, hoje os restaurantes ocupam grande parte da área - El Galeón, Donde Augusto,  La Joya del Pacífico, El Rey del Mariscal, El Rey del Pescado e El Rincón Marino são as principais casas que atraem turistas de todas as partes do mundo.





Leia mais:

- 10 atrações imperdíveis em Santiago (Chile)
- 10 dicas para quem visita (ou quer conhecer) Santiago (Chile)
- Top 10 Santiago: Restaurantes
- Turismo no Chile: 10 lugares para incluir no seu roteiro de viagem (além de Santiago)






Como a procura de turistas é alta, os preços dos restaurantes acompanharam a demanda e subiram muito nos últimos anos. Comer no mercado virou uma roubada.

Quer um exemplo? Eu gastei numa Centolla (sem vinho e sobremesa) para dois 50% mais do que paguei para jantar no excelente Astrid & Gaston, segundo melhor da América Latina e número 35 do mundo de acordo com a publicação inglesa "Restaurant", com direito a sobremesa e vinho.

Hoje, o mercado é um lugar 110% turístico, e os chilenos nem passam perto.

Caminhar pelo mercado e apreciar sua arquitetura é um passeio histórico que vale muito a pena, o difícil é aguentar a encheção de saco dos garçons para conquistar os clientes. Garçom chileno arranhando português é comum, sem falar dos muitos brasileiros que trabalham por lá.



Vale lembrar uma regra básica para todo lugar turístico muito movimentado: todo cuidado é pouco com bolsas, carteiras e bolsos.

Quer comer no Mercado? Existem zilhões de lugares em Santiago onde você poderá comer melhor e mais barato. Inclusive a tradicional Centolla.

Na opinião dos turistas mais experientes e dos próprios chilenos, a melhor Centolla da cidade é vendida no excelente Aqui Esta Coco, localizado em Providencia.

E prepare o bolso: Centolla é cara em qualquer lugar de Santiago. Mas não chega nem perto dos CLP 79.999 (R$ 320) que paguei por uma média no El Galeón.

Quer saber porque a Centolla é tão cara? Ou como se pesca uma Centolla? Assista os vídeos Centolla en Punta Arenas e Pesca de Centolla - buque Dukat (Youtube).

Endereço do Mercado: Calle San Pablo, 943 (Metrô: Puente Cal y Canto)
Internet: http://www.mercadocentral.cl/http://www1.folha.uol.com.br/comida/2013/10/1353430-casa-de-carnes-acima-do-convencional-abre-no-morumbi.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal