quarta-feira, 6 de junho de 2012

Top 10 Santiago: Palácio de La Moneda


Uma das obras de arte em exposição no Palácio

Ao descer na estação La Moneda e seguir em direção a Av. Libertador Bernardo O'Higgins, você verá uma fila gigante em torno do Palácio de La Moneda. Não se assuste: é a fila para fazer o tour no Palácio, uma das atrações mais importantes de Santiago.

Construído entre 1786 e 1812, o Palacio foi projetado originalmente para abrigar a Casa da Moeda, quando o Chile era uma colônia espanhola. A Casa da Moeda foi inaugurada oficialmente em 1805. Durante a independência do Chile, foi neste palácio que se cunharam as primeiras moedas do Chile independente.

Atualmente o Palácio é a sede da Presidência da República do Chile, do Ministério do Interior, da Secretaria Geral da Presidência e da Secretaria Geral do Governo.


Sala de reunião do Presidente com os Ministros

Durante o golpe de estado de 11 de setembro de 1973, em que foi deposto e morto o presidente Salvador Allende (em tempo: ele morreu dentro do Palácio), o edifício foi duramente bombardeado pelos canhões do Exército chileno e por aviões da Força Aérea chilena. O efeito dos explosivos, adicionados ao incêndio que se propagou a seguir, destruíram não só parte do prédio como documentos e tesouros inestimáveis. Por exemplo, a Ata de Independência do Chile, de 1818, foi totalmente perdida.


Homenagem a Salvador Allende



Leia mais:

- 10 atrações imperdíveis em Santiago (Chile)
- 10 dicas para quem visita (ou quer conhecer) Santiago (Chile)
- Top 10 Santiago: Restaurantes
- Turismo no Chile: 10 lugares para incluir no seu roteiro de viagem (além de Santiago)





Bandeira na entrada do Palácio, Patio de los Naranjos e a pequena capela particular do Palácio

Há em frente ao Palácio uma praça com todos os presidentes em estátuas e destaque acentuado para a de Allende. No interior do Palácio há um pátio, conhecido como "Patio de los Naranjos", porque há laranjeiras plantadas e carregadas de frutos. No pátio existe uma fonte construída em 1631, que funciona e está conservada como se tivesse sido construída ontem.


Fonte - Pátio de los Naranjos

A guarda do Palácio e seus arredores é realizada pelo Exército Chileno, que utiliza uniformes muito parecidos com os uniformes da Alemanha pré-Nazista, um reflexo da influencia alemã nas forças armadas chilenas ocorrida no início do século XX. O Palácio de la Moneda é destino da maioria das manifestações políticas da população de Santiago.



O tour demora pouco mais de 1 hora, e é gratuito. A fila é bem organizada, e a demora deve-se à rígida revista de pessoas e bolsas.

Você conhecerá as principais instalações do Palácio, dentre as quais as salas onde o Presidente recebe as autoridades internacionais e despacha com os ministros, o pátio e a fonte, além de muitas obras de arte importantes que contam muito sobre a história do Chile.


Salão Azul - onde o Presidente recebe as autoridades visitantes

Importante: As visitas guiadas devem ser agendadas no e-mail visitas@presidencial.cl, com pelo menos uma semana de antecedência.

Horários das visitas: Segunda à sexta às 09h30, 10h30, 15hs e 16hs. Leve um documento com foto - identidade ou passaporte.

7 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Daniel, vc comentou que há uma fila enorme para o tour, todas as pessoas dessa fila fizeram o agendamento? Ou a fila era para conhecer o palácio sem o guia? E se quiser o tpur guiado é por agendamento como disse. Obrigado, Abraços! Ps: Seu blog virou meu guia de Santiago rs

Daniel Neves disse...

Olá Rodolfo,

A fila que relatei era para conhecer o Palácio sem guia, o que é possível em datas comemorativas.

As visitas guiadas trabalham com grupos pequenos (15-20 pessoas), mas dada a procura existem dois grupos visitando o Palácio ao mesmo tempo em cada horário.

Um abraço!

Cacamo disse...

Daniel, pelo que entendi, então as visitas sem guia no Palácio só são possíveis em datas comemorativas , certo? Ou então visitas guiadas para grupos, agendadas com uma semana de antecedência, estou certa? Mais uma vez, obrigada. maria do Carmo

Daniel Neves disse...

Olá Maria do Carmo,

Quase isso. Sobre a questão das visitas guiadas para grupos, só para esclarecer, talvez minha última resposta tenha gerado alguma dúvida:

Você pode fazer a visita guiada, não precisa ter um grupo com você. As visitas são realizadas quando eles fecham um grupo de 15-20 pessoas.

Espero que tenha ficado claro.

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Anônimo disse...

Daniel, você sabe dizer quais os dias da troca da guarda? Dizem que é muito bonito.

Obrigada

Daniel Neves disse...

Olá Valéria,

Realizada em dias alternados, religiosamente às 10hs. Segue o calendário de 2014: http://www.gob.cl/cambio-de-guardia/

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Anônimo disse...

Bom dia Daniel!
Estou acompanhando o seu blog ja a alguns dias, estou montando grande parte do meu roteiro baseado nas suas valiosas dicas! Mas estou com uma dúvida...Gostaria de marcar a visita ao Palácio e também assistir a cerimonia de troca de armas. A cerimonia é as 10h certo? e a visita eu tenho a opção de marcar para 9:30 ou 11h.
Eu prefiro a visita das 9:30 mas vc saberia me dizer se a troca de armas estará incluida no roteiro da visita guiada? porque de acordo com seu post a visita dura em torno de 1h então terminaria 10:30 depois da cerimonia??
Agradeço muito se puder me responder!! e parabéns pelo Blog - adorei!!!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal