sexta-feira, 23 de março de 2012

As 5 melhores carnes de Buenos Aires



A rivalidade entre Brasil e Argentina há tempos deixou de ser apenas futebolística: difícil imaginar um tema onde não exista uma competição entre os dois países para ver quem é o melhor. Se no quesito futebol não existe discussão (sorry guys, Pelé ainda é “o cara”), o mesmo ocorre com as carnes, onde nossos vizinhos são imbatíveis.

Para quem não sabe, a Argentina é o principal produtor de carne premium do planeta e um dos três maiores consumidores per capita mundial: são quase 65 kg por ano, bem acima dos brasileiros (36 kg/ano).

Só Buenos Aires tem mais de 1000 restaurantes, sendo a maioria esmagadora especializada nos mais diferentes cortes bovinos, preparados ao estilo “parrillada”, uma verdadeira instituição portenha.

Já estive na Argentina algumas vezes, e comi vários cortes de carne em diversos restaurantes. Com base no vi e provei, montei minha própria lista (e não ranking) com “as 5 melhores carnes de Buenos Aires”, avaliadas em 5 categorias:

- Ambiente: localização, instalações (limpeza, conforto);
- Serviço: rapidez, cordialidade, ponto da carne, preço;
- Maciez: reflete a qualidade do corte – quanto mais macio, melhor;
- Sabor: suculência, temperos, modo de preparo (grelha carvão, elétrica, etc.);
- Carne/Acompanhamentos: Tamanho da carne e acompanhamentos (lista e qualidade das opções).

As notas de cada categoria serão divididas em 5 grupos:

= Ótimo
= Bom
= Regular
= Ruim
= Péssimo

Vamos à lista:

El Obrero El Desnível Hard Rock La Cabrera Miranda
Ambiente
Serviço
Maciez
Sabor
Carne/Acompanhamentos

El Obrero (La Boca)

O melhor bife de chorizo da cidade. Porção bem servida, acompanhamentos insignificantes. O ambiente é uma atração à parte - paredes recheadas de bandeiras, flâmulas e quadros de times de futebol da Argentina e do mundo. Só aceita dinheiro/cheque.

El Desnivel (San Telmo)

A carne, feita no carvão, está entre as melhores da cidade, porém o ambiente é de matar – quente, velho, barulhento, atendimento ruim, só aceita dinheiro/cheque e você sairá de lá defumado. Porção bem servida, acompanhamentos ruins e preço baixo.

Hard Rock Café (Recoleta)

Carne sensacional, boa variedade de ótimos acompanhamentos. A rede internacional, conhecida pela temática “rock and roll”, faz um dos melhores assados da cidade – o lugar vive lotado, mas vale a visita. Excelente relação qualidade/preço.

La Cabrera (Palermo Soho)

Serviço demorado, atendimento ruim, mesas apertadas, carne saborosa e bem temperada, porção gigante e repleta de acompanhamentos, lugar turístico e concorrido.

Miranda (Palermo Hollywood)

Lugar moderninho, atendimento rápido, apertado, vive lotado, nada confortável, caro de doer, grelha com altos e baixos – fez um bife de lomo (filet mignon) espetacular, mas escorregou no preparo do bife de chorizo.




Na minha opinião, ranking é um negócio muito pessoal; já uma lista tem como principal utilidade ajudar/orientar quem visita uma cidade pela primeira vez – com base na experiência de quem já foi, funciona como um guia para não errar.

E você, já esteve em Buenos Aires? Na sua opinião, qual a melhor carne da cidade?

6 comentários:

Anônimo disse...

excelente review

Daniel Neves disse...

O Happening está na minha lista de restaurantes a conhecer na próxima viagem à BsAs. A filial de Santiago tem não só a melhor carne da cidade, mas uma das melhores que já provei na vida.

Se alguém tiver a chance de prová-la, me diga o que achou, please!

Para quem ainda não viu, segue o post que fiz sobre o Happening de Santiago: http://oviajantecomilao.blogspot.com/2012/06/santiago-happening-o-melhor-argentino.html

Anônimo disse...

Tem um pequeno e antigo restaurante chamado La Cabaña , fica na calle Rodríguez Peña 1967, entre Posadas y Alvear,proximo ao Bullrich mall,é o melhor em carne em Bs Aires.Se vc achou o Las Lilas caro,este é bem mais.

JR-Campos disse...

A carne do Casa Cruz (lomo) (apesar de ser um restaurante contemporâneo) está em as minhas 10 mais do mundo....

Anônimo disse...

Estava lendo seu blog, anotei várias dicas e vou conferir com certeza. Esse mês viajarei para o Chile e Argentina. Gostaria de saber se vc possui algumas dicas acerca da cidade de Mendonza - Argentina. Obrigada. Nadja

Daniel Neves disse...

Olá Nadja, infelizmente não tenho dicas para compartilhar, infelizmente (ainda) não conheço Mendoza, mas seguem algumas dicas de blogs que conheço, sigo e recomendo:

http://www.viajenaviagem.com/category/mendoza/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/americadosul/argentina-mendoza-dicas.shtml
http://www.nosnomundo.com.br/2011/04/mendoza-dicas-basicas/
http://www.neve.com.br/destinos/patagonia/mendoza/dicas-uteis
http://maisqueviagem.blogspot.com.br/2013/04/mendoza-em-3-dias-otimas-paisagens-e.html

Espero que ajude. Um abraço!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal