domingo, 18 de março de 2012

Buenos Aires - El Desnivel: Carne espetacular X Ambiente deplorável


Bife de Chorizo

Você comeria carne num restaurante que tem a temperatura ambiente na casa dos 30 graus, paredes e móveis velhos, barulhento e com garçons desatentos, que não aceita cartões, com grelha na frente e salão no fundo, o que faz toda a fumaça permanecer no ambiente (e você certamente vai sair com roupa e cabelos cheirando fumaça), banheiros sujos e metade do restaurante apagado “porque a luz foi cortada”? Provavelmente a sua resposta seria NÃO.

E se eu te dissesse que esse restaurante tem, de longe, a MELHOR CARNE de Buenos Aires? Você mudaria de opinião?

Estamos em San Telmo, o bairro mais antigo de Buenos Aires, com suas ruas estreiras e de paralelepípedo, repletas de lojas de antiguidades. Bairro muito visitado pela Feira de San Telmo, que acontece todos os domingos, com muitas barraquinhas com antiguidades, e espaço para apresentações de artistas locais, de dançarinos de tango a mímicos. Nas barracas, vendem-se talheres, bandejas de prata, mesas, cadeiras, luminárias, tudo de época.

Não deixe de visitar a pequena estátua da Mafalda na esquina das ruas Chile e Defensa, famosa personagem de quadrinhos criada pelo artista Quino, que vivia exatamente no prédio que fica nessa esquina, na época.



Em San Telmo fica o restaurante El Desnivel, muito recomendado pelos blogs de viagem pela qualidade e tamanho das porções, além dos preços camaradas. Rumamos para cá com altas expectativas de comer a melhor carne não só da viagem, mas da cidade.

Confesso que a primeira impressão assusta: tudo o que eu escrevi no primeiro parágrafo, sem exageros, é o que você verá ao entrar na casa. Importante dizer que já não é mais um endereço frequentado apenas por portenhos - hoje, principalmente aos domingos, fica tomado de turistas, o que significa fila de espera.


Foto da entrada (com o gerador à direita!)


Grelha na entrada do restaurante


Salão

Após chamarmos o garçom umas trocentas vezes, fizemos o pedido: bife de chorizo para a Luciana e filet mignon para mim, acompanhados de salada de tomate + palmito e batatas fritas à provençal (salsinha e alho). Para beber, refrigerante e cerveja. Enquanto aguardávamos a carne, saciamos a fome com pãezinhos de entrada e um potão do tradicional chimichurri – de longe o melhor que já comi.







A salada é farta, mas não tem nada de mais, assim como a batata. Valem como acompanhamento, mas não espere nada de especial. As carnes, essas sim, são de outro planeta – macias, saborosas, ponto perfeito. Não consigo descrever o quão espetaculares são – só provando. O bife de lomo (filet mignon) foi o melhor que eu já comi EVER, incluindo os muitos restaurantes de São Paulo. Segundo a Luciana, o bife de chorizo é muito bom, mas não é o número 1: o do Hard Rock Café é melhor.


Bife de Chorizo


Bife de Lomo (filet mignon)


Bife de Lomo (filet mignon)

Pulamos a sobremesa – decidimos tomar um helado na sorveteria Freddo, que tem uma loja há 2-3 quadras do restaurante (e recentemente abriu lojas em SP). Comentarei sobre num outro post.

Valor da conta: couvert (2 pessoas), 1 cerveja, 1 refrigerante, 1 água, 1 salada, 1 porção de fritas, 2 carnes = AR$ 203 (R$ 100).

Importante: O restaurante é um dos poucos da cidade que não aceita cartões – pagamento, só em dinheiro.



Opinião: a Luciana disse que não volta mais – segundo ela, não dá para comer num lugar onde “o banheiro é imundo”. Além do mais, para ela a carne do Hard Rock Café é melhor. Para mim, mesmo com todos os problemas, eu voltaria – e vou voltar: já combinamos que, numa próxima visita à BsAs, ela pode comer em qualquer lugar, mas eu irei no El Desnivel!

Endereço: Defensa 855, San Telmo (Metrô “Independencia”, Subte C)
Telefone: +54 (11) 4300-9081
Horário: Segunda das 19hs à 1h. Quarta a domingo das 12hs às 16h30 e das 19hs à 1h. Não abre terça.
Internet: esquece; ter telefone já é uma conquista!

3 comentários:

Unknown disse...

Esse eu vou para conhecer!
Obrigado pela dica.
abs
George Pereira Camara Junior

Unknown disse...

O Desnível é realmente sensacional! Seguem 2 relatos de nossas 2 viagens a Buenos Aires (nas duas, fomos ao Desnivel, obviamente!). Convença sua mulher a voltar lá pq realmente é disparado a melhor carne de Buenos Aires!

http://www.embarqueportao5.com.br/2010/05/18/domingo-na-praca-de-novo-mas-com-algumas-diferencas/

http://www.embarqueportao5.com.br/2010/05/18/domingo-na-praca-de-novo-mas-com-algumas-diferencas/

Anônimo disse...

Olá! Não conheço o El Desnivel. Vou pra Bs As no Ano Novo e quem sabe decido conhecer, sinceramente seu post não me animou muito. Ainda que a comida seja boa, há que se ter um mínimo de estrutura decente no local. Estando em San Telmo, num próxima viagem, não deixe de conhecer o La Brigada! Amo!! Carne maravilhosa e atendimento impecável, pelo menos as vezes que eu fui. Não é barato, mas vale muito.

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal