quinta-feira, 15 de março de 2012

Buenos Aires – A melhor empanada da cidade: El Sanjuanino (campeão) X 1810 Cocina Regional (desafiante)



Empanadas, parrillada, alfajor, doce de leite e vinho – 5 dos principais itens típicos que para muitos são sinônimos da cozinha argentina, e que representam de maneira única a cultura dos nossos vizinhos.

Ir à Buenos Aires e não provar as famosas empanadas é como vir à São Paulo e não incluir o Parque do Ibirapuera no roteiro, ou visitar o Rio e simplesmente não ir à praia.

Para quem não conhece: a empanada é um prato herdado da cozinha espanhola que se assemelha muito a nossos pasteis de forno. A diferença está em três fatores: na massa; no modo de preparo, já que além de assada ela pode ser frita; e no recheio, o tradicional é de carne, mas existem diversos outros sabores, porém tipicamente picantes. A carne não é moída como se esperaria, mas em pequenos cortes, picada na ponta da faca.

Em 2011 provamos as empanadas do “El Sanjuanino”, na Recoleta, tidas pelos argentinos como as melhores da cidade. Além de repetirmos a dose em 2012, aceitamos um desafio: provar as empanadas do “1810 Cocina Regional”, em Palermo, que alguns blogs apontam como as atuais “melhores da cidade”.

No 1810, pedimos 3 tipos de empanadas – “Tucumana” (carne cortada na ponta da faca com especiarias), “Atún” (atum, cebola e especiarias) e “A la Calabresa” (linguiça, azeitonas, presunto, ovos, muçarela e tomate).


1810 - Empanadas

Já no El Sanjuanino, pedimos 2 tipos de empanadas – Carne (carne cortada na ponta da faca com especiarias) e Frango (peito da ave com cebola, tomate e especiarias). A sensacional empanada de Roquefort estava em falta no dia da nossa visita.

Vamos aos confrontos:

1) Ambiente: El Sanjuanino 1 X 1 1810 Cocina Regional

1810: Moderno, janelas amplas, mesas largas, área para crianças, garçons prestativos, frequentado por famílias que buscam um ambiente tranquilo, sem muvucas, e uma das empanadas de forno da casa – são mais de 10 opções no cardápio, desde as tradicionais carne, presunto+queijo, frango, milho e roquefort até opções pouco usuais, como atum, calabresa, provolone, acelga e tomate+manjericão.



El Sanjuanino: Antigo, simples, rústico, barulhento, cara de taberna, apertado, pitoresco e com decoração duvidosa (no subsolo há cabeças de animais empalhados na parede e barris de vinho no teto), garçons distraídos e lentos (o mau atendimento da casa é até meio famoso). Frequentado pelos moradores da região e turistas – muitos turistas. Parece caótico, mas é um dos pontos turísticos de Buenos Aires – a visita é obrigatória. Como diz o slogan da casa: “Comer es un acto biológico, comer en El Sanjuanino es un acto cultural”.



2) Carro-chefe – empanada de carne: El Sanjuanino 2 X 1 1810 Cocina Regional

1810: A empanada de carne é saborosa, mas o ponto da carne (um pouco mais duro para o nosso paladar) e do molho (saboroso, mas com excesso de cebola) não nos agradaram muito.



El Sanjuanino: Carne macia, gordura zero, molho suculento (o cozimento lento faz com a cebola desapareça), massa mais leve do que a do 1810. Pra comer várias, sem culpa.



3) Não deixe de provar: El Sanjuanino 3 X 2 1810 Cocina Regional

1810: A empanada de atum é surpreendentemente saborosa e bem temperada, sem dúvida o ponto alto da refeição, superior inclusive à de carne. A de calabresa tem vários ingredientes, alguns deles de sabor marcante, o que torna a empanada forte no paladar.


1810 - Empanada de atum


1810 - Empanada "A La Calabresa"

El Sanjuanino: A empanada de Roquefort é certamente sensacional – sabor intenso, muito recheio, queijo derretendo na boca. Pra mim disputaria “cabeça com cabeça” com a de carne.

4) Decepção: El Sanjuanino 4 X 3 1810 Cocina Regional

1810: Pedimos a “Torta 1810” (chocolate, nozes, doce de leite e marshmallow) de sobremesa. Individualmente os ingredientes são saborosos, mas tudo junto leva às papilas gustativas à loucura. Sem falar que o sabor final fica bem enjoativo.



El Sanjuanino: A falta da empanada de Roquefort foi uma tremenda sacanagem. Fico 1 ano sem ir até lá, e quando vou a dita cuja está em falta. Espero que eles leiam meu post e me mandem algumas por delivery. Sem mais.

5) Conta: El Sanjuanino 5 X 3 1810 Cocina Regional

1810: A empanada mais barata custa 5,50 pesos (carne), e a mais cara sai por 6,50 (calabresa).
Total da conta: 4 empanadas, 1 cerveja, 1 refrigerante, 1 sobremesa = 69 pesos, ou 35 reais.

El Sanjuanino: Empanadas entre 3,50 pesos (carne) e 6 pesos (roquefort). Os caras ganham dinheiro na quantidade.
Total da conta: 4 empanadas, 2 águas com gás, 1 refrigerante = 35 pesos, ou 17 reais. Em 2011, a conta saiu por 32 pesos.

Resultado final do confronto: Na minha opinião, El Sanjuanino permanece com o cinturão de “melhor empanada de Buenos Aires”.

Quando o assunto é empanadas, uma mania toma conta dos blogs: fazer rankings com as “melhores de Buenos Aires”. Fazer ranking é sempre um negócio complicado, dado o grau de subjetividade de quem escreve; entretanto, existem bons textos na Internet, que além da classificação também ajudam a conhecer bem as virtudes e deslizes das principais casas, como o do Planeta Joy – leitura interessante para quem for visitar a capital portenha.

Seguem os endereços das duas casas que visitamos:

1810:
Endereço: Calle Julián Álvarez 1998, esquina com Guatemala
Telefone: +54 (11) 4864 4507
Horários de atendimento: Todos os dias, das 11hs às 16hs e das 19hs a meia-noite. Sextas e sábados, aberto até 1 da manhã.
Internet: www.1810cocinaregional.com

El Sanjuanino:
Recoleta: Posadas 1.515, Recoleta - +54 (11) 4804-2909
Barrio Norte: Sánchez de Bustamante 1788 (Metrô Aguero, Subte Línea D) - +54 (11) 4822-8080
Horário de funcionamento: Terça a domingo das 12hs às 16hs e das 20hs a meia-noite. Fecha segunda.

1 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de voltar de BA, e comi a de Roquefort por causa do seu post, realmente muito boa!

Juliana

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal