O Del Cocinero é uma ótima opção em Santiago para quer gosta de boa comida, bom serviço e bom preço.
Seu chef e proprietário, Cristián Mellado, resolveu aos 46 anos trocar a vida de executivo em uma companhia de aviação por este pequeno restaurante, também conhecido como "seu verdadeiro projeto de vida". É preciso ter não apenas vocação, mas também muita coragem para fazer este tipo de escolha.
Por fora, lembra mais um dos zilhões de restaurantes da região das avenidas Pedro de Valdivia e Providencia. Ao passar pela porta, surge um novo ambiente: super agradável, romântico, tranquilo, aconchegante, em tons provençais.
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O salão abriga aproximadamente trinta pessoas em uma sala comprida com ótimo espaço entre as mesas, além de mais algumas mesas na rua. A cozinha do restaurante é uma "cozinha de autor", com fortes raízes na culinária francesa, mas com bastante influência chilena, peruana e italiana e muita ênfase no uso de produtos de qualidade provenientes da região.
Ser um restaurante de bairro, onde as pessoas da vizinhança possam encontrar uma boa mesa, sem luxos, e um ambiente acolhedor. Esta é a proposta do Del Cocinero, acertadamente chamado de "bistrô".
Atendimento excelente. Menu em português (Cristián morou no Brasil e gosta muito da nossa cultura), com pratos variando entre peixes, carnes e massas a um preço justo.
O próprio chef circula no salão, fala com os clientes, entrega os pratos, recomenda sobremesas, comenta sobre os sabores e pergunta se está tudo bem. Espero que o Cristián não fique bravo ao ler isso: entendo a posição dele em querer estar próximo aos clientes, mas imagino que os garçons devem sofrer um pouco em trabalhar com um cara que aparentemente atua muito nos detalhes, quando na minha opinião deveria passar 99% do tempo na cozinha, saindo de tempos em tempos para interagir com os clientes.
Para começar, as "Tapas" foram uma ótima pedida para abrir meu apetite. Pedi três: (1) tomate, manjericão, alho e azeite (CLP 760, R$ 3), (2) berinjela, azeite, tomates, ervas frescas (CLP 760, R$ 3), e (3) salmão, alcaparras e endro (CLP 1.100, R$ 4,40). O pão é pequeno (compare com a cabeça do garfo, à esquerda do prato), mas proporcionalmente com bastante recheio e generosa quantidade de azeite. A de salmão foi a melhor, a de berinjela tinha sabor marcante, e a de tomate estaria melhor se a cobertura também tivesse passado no forno - pelo menos na minha os tomates estavam bem frios, quase gelados.
Para beber, sucos de framboesa e "chirimoya" (fruta do conde), ambos muito típicos no Chile (CLP 1.500 cada, R$ 6) e feitos com 100% da fruta. O primeiro tinha sabor mais marcante, o segundo estava suave demais, quase sem gosto, talvez pelo tipo da fruta.
De prato principal, fiquei paquerando o Congrio, mas depois da experiência do Giratório resolvi pedir o "best-seller" da casa: "Carlota de Cordero y Berenjenas" - perna de cordeiro em cubos, temperada com manjericão, mel e especiarias (predomina a canela), coberta com lâminas de berinjelas e acompanhada por pedaços de pimentão, abobrinha e berinjela (CLP 7.850, R$ 31,40). Prato com 110% de influência francesa, tem o formato de um steak tartar. A carne é cozida lentamente em especiarias, e chega no prato derretendo na boca de tão macia. O prato não é servido fumegante - o meu chegou morno. Na boca, percebemos o carinho do chef com a carne - tenra, de sabor marcante.
De sobremesa, o "Flan de Leche Casero" (CLP 2.200, R$ 8,80) mostrou-se um acerto certeiro: de sabor suave, o pudim de leite chileno (feito com leite desnatado, leite condensado, creme de leite e baunilha) tem uma textura diferente da que conhecemos e um sabor muito mais incrível. Entre as melhores sobremesas que comi em Santiago.
Conta: 2 sucos, 3 tapas, 1 prato principal, 1 sobremesa = CLP 17.270 (R$ 69). O ótimo custo/benefício é a arma da casa para fidelizar o clientes. Recomendado!
Endereço: Pedro de Valdivia, 041, Providencia
Como chegar: Metrô Pedro de Valdivia. Saia do metrô sentido Norte e pegue a Pedro de Valdívia à esquerda. Se for de carro: fica entre a Orrego Luco, Francisco Nogueira, Providencia e Andrés Bello (quase esquina com a Providencia, após o Hotel Orly).
Telefone: +56 (2) 233-9727
Horário de atendimento: Segunda a sábado das 12hs às 16h30 (almoço), e das 20hs à meia-noite (jantar)
Internet: http://www.delcocinero.cl/
9 comentários:
Você fez uma verdadeira imersão gastronômica em Santiago! Parabéns! Me deu vontade de voltar lá só para experimentar este e outros que nao tive oportunidade de conhecer no ano passado. Beijo Ligia Paiva
Olá,
escrevemos um post sobre gastronomia em Santiago e incluímos um link para esse seu post! Se quiser conferir, será publicado dia 06/11/12, nesse link: http://wp.me/p2NkxB-10s.
Um abraço,
Debora
www.revistadeviagem.net
www.expedicaonovomundo.com.br
Li o seu post e segui o seu pedido, fui na Carlota de cordero (ou Charlotte D'agneu aux aube), estava especial, além do mais ele recomenda até as especiarias a serem colocadas tais como pimenta branca e verde, as bebidas que ele próprio recomendou e trouxe a mesa estavam nota dez, e eu nem sendo muito amigo de doces e pudins mas este flan de leche casero recebe nota máxima dando o toque final com a hortelã. Berinjelas do cordeiro me lembraram muito o sabor de casa pois na culinária árabe se adotam a berinjela em alguns pratos.
O garçom só indicava os pratos mais caros. E o carneiro estava mais parecendo ensopado de carne de panela. Não gostei.
Fomos ontem ao Del Cocinero. Em Santiago do Chile. Tudo ia bem, como em teu comentario. Ate a intromissao do Chef, que assustou as meninas( minha filha e uma amiga), aconteceu. Mas ja havia lido em teu Blog e comentei com elas, que tambem acharam que atrapalha. Mas adoraram o Risoto De Manjericao com Contra File Ahumado. Meu marido e eu pedimos o Congrio. Eu quis o Tradicional Chileno, no vapor na Cama de Mariscos. Meu marido quis uma surpresa do Chef. A entrada de Vieiras com Espinafre,estava magnifica. Sou alergica a camarao, e o Chef ao trazer a vieira ate "brincou" dizendo ser camaroes. Ao trazer o prato principal ele "viajou"... Trouxe o peixe coberto por camaroes... E ele estranhamente perguntou? " Oque faco agora"? "Sei la" respondi. Eu e que sei...Nao entendi. Comi com meu marido, a escolha dele. E aguardei por outra sugestao do Chef. Agora com Ratatouillle. Me parecia otimo! Pedimos outro vinho, quando os garcons "praticamente" nos expulsava. Fechando as portas e retirando os objetos, flores e etc. O Chef nao retornou mais ao salao, o vimos na hora do pagamento. Saimos com o vinho na mao pois ja estavam com "vassoura atras da porta". E a hospitalidade do inicio da noite? Nao sei, "foi se deitar na cama...de camaroes"...
Uma decepção. Aconselho a nem passarem por perto. Infelizmente fomos pela sugestão que acabou estragando nossa noite, pois deixamos de ir a excelentes restaurantes de Santiago. Para começar, embora tenha cardápio em português, o garcon totalmente despreparado não conseguia entender nada que falávamos ou perguntávamos. Pedimos a entrada, por sinal boa, e não chegamos sequer a saboreá-la que o garçon debruçou-se sobre nós para "exigir" que pedíssemos o prato principal, o que fizemos até pelo connstrangimento. Depois de pedirmos às pressa os pratos principais, resolvemos repetir as entradas e o garçon veio nos perguntar se queríamos priimeiro as entradas ou o prato principal. Demais, né? pedi um nhoque com mariscos. Foi uma pedida " furada". Já haviámos comido em outos restaurantes mariscos deliciosos, mas este estava péssimo, quase não tinha nhoque e sem qualquer sabor. além do mais as mesas de fora não tem qualquer divisória com os pedestres quase que esbarrando nas mesas.. Conclusão: deixamos a comida toda e voltamos para o restaurante do hotel, onde pudemos saborear uma excelente comida. Fujam desse bistrô, não está com nada. Péssima recomendação.
Prezados(as), antes de mais nada, agradeço pela postura de todos que registraram aqui suas experiências no Del Cocinero.
Entrei em contato com o dono do restaurante para informá-lo dos problemas reportados recentemente e solicitar uma posição urgente sobre tudo o que foi reclamado aqui. Estou no aguardo de uma posição dele a respeito.
Tenho uma grande responsabilidade sobre o que publico aqui, são mais de 100 mil leitores(as) por mês que confiam seus roteiros de viagem nas minhas dicas e reviews, com certeza não tenho objetivo de enganar ninguém, tampouco passar a impressão de que um post seja "pago". Não trabalho assim.
Não ganho 1 centavo com o que escrevo, e nem tenho a intenção de ser remunerado pelas dicas que dou. Meu único objetivo com o blog é compartilhar minhas experiências, boas ou ruins, e ajudar outras pessoas a organizar seus roteiros de viagem.
Se um restaurante já não tem mais a mesma qualidade, cabe a nós garantirmos que esta informação fique transparente de todos, ou até retirarmos o post do ar.
Tenho certeza de que teremos um retorno do Del Cocinero, o qual será prontamente publicado aqui no blog para que todos tenham conhecimento. Esperamos que seja um retorno promissor, reconhecendo os eventuais erros e realizando as mudanças necessárias.
Um abraço!
Prezados(as), recebi um retorno do Cristian (dono do Del Cocinero) a respeito das reclamações registradas nos comentários #4, #5 e #6. Mantendo a política de 100% de transparência, segue o texto na íntegra:
"Oi Daniel,
Agradeco mesmo a sua messagem, nao a nada pior do que nao saber o que pode ser melhorado e voce me da a oportunidade de dar uma olhada na area de servicos.
Dei uma olheada no blog, mais nao encontrei nada especifico para conseguer reparar nas faltas, pelo geral eu faco questao de falar como todo estrangeiro que passa pelo restaurante, lembro numa oportunidade quando dois casais que chegaron tipo 23:00 hrs e a gente explico que a cozinha fecha as 11:00 para pratos quentes mais que a gente poderia arrumar sobremesas para eles mais ficaram chateados....ainda au tenho muito publico Brasileiro e vou comentar con meu pessoal deste messagem e reconheco pra ter o feedback deles.
Agora, eu tive problemas de pessoal ( garzon ) no mes de novembro, coisa que afectou o servico especialmente estando lotado.Asituacao agora esta superada.
Posso asegurar voce que farei questao de tomar cuidado con o feedback do cliente ja que nao consegui saber de problemas especificos dos clientes que nao tiveram uma boa experiencia no restaurante, coisa que lamento muito.
Disculpa meu portugues ruim ta ?
Grande abraco e se saber de alguma coisa especifica relacionada com meu restaurante eu agradeceria voce me contar, eu nao tenho problema em me disculpar, se for preciso, com o cliente insatisfeito.
Cristian"
A principal reclamação foi dos garçons, e acredito que a resposta acima nos dá tranquilidade para saber que a questão foi resolvida.
Caso mais alguém volte a ter problemas de atendimento, peçam para falar com o Cristian IMEDIATAMENTE - o cara faz um baita serviço na cozinha para criar uma boa experiência gastronômica para os clientes, peço por favor que o ajudem caso algo não tenha funcionado bem, caso algum garçom tenha prestado um mau atendimento.
Um abraço!
Tive ótimas recomendações de um amigo que esteve nesse restaurante em agosto de 2014. Vou conferir agora em abril quando estarei em Santiago. Se havia problemas, foram superados.
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