domingo, 21 de setembro de 2014

Florença – Mercato Centrale


Cogumelos e tomate seco

Com a demolição do Mercato Vecchio (antigo mercado de Florença, datado do século 16) na segunda metade do século 19 para abrir caminho para a Piazza della Repubblica, surgiu a necessidade de um novo mercado coberto. A fim de preencher essa necessidade, um quarteirão inteiro conhecido como "Camaldoli di San Lorenzo", localizado nos arredores da Basílica de San Lorenzo e no quadrilátero entre dell'Ariento via, via Panicale, via via Clara e Santo Antônio, foi demolido para a construção do novo mercado municipal.

A estrutura foi projetada por Giuseppe Mengoni (1870-1874), o arquiteto da Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, inspirada no Les Halles, antigo mercado de Paris. O resultado foi notável, com a integração de materiais modernos como aço, vidro e ferro fundido com a aparência dos edifícios existentes.



O prédio de ferro com grandes janelas em arco foi erguido no centro do mercado ao ar livre de San Lorenzo, que toma as ruas e praças em torno da Basílica di San Lorenzo, onde vendedores oferecem artigos de couro, roupas e lembranças.

A inauguração aconteceu em 1874, com a Exposição Internacional de Horticultura. O mercado propriamente dito começou a funcionar dois anos mais tarde, inicialmente com 511 comerciantes, mas em 1881 o interior foi totalmente reestruturado, adotando o modelo de corredores em prática até os dias de loje.











Composto por uma galeria de 10 arcos clássicos de cada lado, o piso superior é mais evidente, com a sua estrutura de ferro de cor vermelha e esquadrias de janelas verdes, onde a luz filtra abundante das altas janelas e dá a sensação de um mercado ao ar livre.


Mapa das lojas do piso superior

O térreo é um deleite para os cozinheiros de plantão, um labirinto gostoso de cores e aromas para perder-se em meio a frutas, legumes, peixes e frutos do mar, massas frescas, queijos, chocolates, sorvetes, pães e confeitaria, pizzas em pedaço e sanduíches, vinhos, azeites, especiarias, conservas, compotas, cogumelos, azeitonas, carnes, aves, embutidos, frutas secas e nozes, além de flores e plantas.











Todo renovado e reinaugurado em 2014, o primeiro andar foi convertido em uma área gastronômica. Nas paredes, comerciantes locais oferecem produtos típicos da culinária italiana, como queijos e pães diversos, confeitarias, sorvetes, chocolates, massas frescas, pizzas em pedaços, sucos e sopas vegetarianas, peixes, frutos do mar e embutidos.

Também estão instalados no primeiro andar um restaurante, uma pizzaria, uma cervejaria, uma loja de Chianti Classico, uma da Eataly, uma livraria, uma loja da Fiorentina e uma escola de culinária + degustação de vinhos. Na área central, mesas comunitárias reúnem cerca de 500 lugares para admirar a beleza do mercado e comer sem pressa.




Loja de vinhos


Escola de culinária

O Mercato Centrale fica na Via dell'Ariento, 10-14. Se estiver de carro, no subsolo há um estacionamento público. Atenção para os horários de funcionamento: a área no térreo funciona de segunda à sexta das 7hs às 14hs, e sábado das 7hs às 17hs; já o primeiro andar abre todos os dias das 10hs à meia-noite. Para mais informações, acesse www.mercatocentrale.it.

Acho que tirei umas fotos legais do mercado, mas encontrei um post com imagens espetaculares, nada mais justo do que compartilhá-lo aqui: http://bagnidilucca.wordpress.com/2012/03/18/san-lorenzo-mercato-centrale-florences-fabulous-food-market/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal